Seja bem - vindo ao novo Blog do ADMEI, aqui nós ajudamos você com a sua educação financeira

Educação Financeira




06 dicas para você fazer sobrar dinheiro no final do mês

25 de Julho de 2017   Por: Rebeca Guerra

Sua conta está quase zerada antes do fim do mês, saiba que você não está sozinho! Cerca de 25% dos brasileiros acham difícil chegar ao fim do mês com as contas em dia. O dado é da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE.

O que não vale é ficar de braços cruzados diante do problema e esperar que da noite para o dia este saldo aumente. É preciso agir o quanto antes!

Para tentar ajudar nessa difícil tarefa, veja algumas estratégias de mudanças de hábito que podem ajudar este quadro.

1. Economize aos poucos
Corte pequenos gastos diários como cafezinhos, chocolates, lanches e revistas. Pode estar aí a salvação do orçamento, pois essas despesas “mínimas” levam o seu dinheiro embora sem que você perceba. Medidas simples como trocar o restaurante “à la carte” pelo quilo também podem fazer diferença no fim do mês.

2. Pesquise sempre
Antes de comprar, faça pesquisa de preços para saber onde pagar mais barato. Lembre-se de que nem sempre é preciso gastar sola de sapato, a internet e o telefone podem ajudar bastante.

Alguns sites que te ajudam a comparar preços antes de comprar: Buscapé, Bondfaro e Zoom.

3. Tenha um sonho
Quem tem uma meta financeira poupa com mais facilidade e mais estímulo. É você quem define esse objetivo seja ele qual for: pode ser um novo espaço para o seu negócio, uma viagem de férias, uma cirurgia plástica, uma reforma no apartamento.

4. Poupe hoje
Esperar que venha aquele aumento das entradas para começar a poupar é um erro. A hora de começar é agora. Quanto antes, melhor!

 5. Use o cartão a seu favor
Se o cartão de crédito dá milhas que vão garantir uma economia com passagens aéreas, pode ser um bom negócio. Mas é preciso pagar sempre as faturas em dia e à vista, sem cair no rotativo e nos juros salgados. Na hora de parcelar, nunca dívida com juros. Outra dica é parcelar no cartão quando o dinheiro pode render mais em uma aplicação.

6.Controle seus gastos
Fazer o controle de gastos diários se tornou uma necessidade entre aqueles que desejam obter uma vida financeira mais saudável, sem ter surpresas desagradáveis com o extrato bancário, no final do mês.

Anotar os gastos, sejam eles pequenos ou não, faz toda a diferença em um planejamento financeiro. Mas esqueça as antigas planilhas ou caderninhos. Use o Admei para auxiliar no gerenciamento das suas finanças.

Como dizia Benjamim Franklin: “Tenha cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos.”

Além de oferecer uma visão mais clara sobre o direcionamento do próprio dinheiro, o controle de gastos permite equilibrar as dívidas, economizar e até pensar em outros investimentos para o futuro. 



Sugestões para você