Seja bem - vindo ao novo Blog do ADMEI, aqui nós ajudamos você com a sua educação financeira

Mei




A importância dos clientes para o seu negócio

4 de Julho de 2017   Por: Ailton Rodrigues

Em todos os negócios, independente do segmento de atividade, o principal foco é o cliente. E hoje principalmente: os clientes ficam conectados 24 horas por dia, são mais exigentes e imediatistas, têm o hábito de pesquisar antes de gastar seu dinheiro e utilizam as redes sociais para buscar informações sobre o produto ou serviço que estão procurando. 

Na era digital, as informações são acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora, assim a busca pelos seus produtos ou serviços não é diferente. É preciso estar constantemente  atento ao relacionamento com o cliente através dos canais que você utiliza.

A relação deve ser cada vez mais transparente, as informações devem estar sempre disponíveis em tempo real em todos os canais que seus clientes usam, pois eles são interativos e buscam maior contato com você e seu negócio.

É muito importante buscar um relacionamento mais personalizado, falando a linguagem que seus clientes entendam. Quando eles se sentem únicos e especiais, além de confiar em você, se tornarão também seus vendedores, indicando você para os amigos, e nas redes sociais, acompanharão você com compartilhamentos e comentários positivos.

 O cliente de hoje valoriza a experiência de consumo e deseja se relacionar com você onde quer que ele esteja, seja pelas redes sociais, whatsapp ou aplicativo móvel.

 


 

Como ter um relacionamento de excelência com meu cliente?

 

 A primeira coisa a fazer é conhecer melhor os seus clientes, entender o novo comportamento trazido pela era digital, onde cada um tem as suas características e suas expectativas. Assim, conhecê-las é fundamental para esse relacionamento de qualidade.

 Outro ponto fundamental é estar sempre conectado, e para isso, você precisa marcar presença na web. Ter canais oficiais nas redes sociais e até comunicação direta através dos aplicativos é muito importante. Você já observou que hoje os seus clientes costumam reclamar imediatamente através das redes sociais e aplicativos?

 Com esses novos hábitos de comunicação, algumas dicas são essenciais, por exemplo: Não deixar sua página do facebook ou perfil desatualizada, nunca deixar de responder aos comentários nem mensagens. Interagir é preciso, descubra a melhor rede social dos seus clientes e aproveite as vantagens desses canais.

 O atendimento não é você falando com um cliente, mas sim falando com um público segmentado e que tem comportamento que pode estar ligado com o seu negócio.

 Eles exigem respostas e soluções imediatas através das redes sociais. Cabe a você estar conectado e fazer esse trabalho online de forma rápida e prática, já que um comentário negativo pode ganhar audiência e ser o fracasso do seu negócio.

 Com as redes sociais, essa comunicação ficou muito mais fácil e barata e, além do mais, ela é pública e compartilhada. A dúvida de um pode ser a de muitos e ela pode ser esclarecida com uma simples postagem ou comentário.

 

Fidelizar cliente é essencial

 

Criar fidelidade é essencial. Quando um cliente sai de casa ou lhe procura disposto a comprar algo, ele espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar. O atendimento, neste caso, pode ser decisivo. Conheça os aspectos que podem ser decisivos para garantir um atendimento eficiente e a satisfação do cliente:

  • Ambiente

O local precisa ser agradável, composto por uma decoração leve, iluminação e climatização adequadas.

Se seu negócio for na web, as cores devem ser agradáveis e leves, as imagens devem estar em boa resolução, a plataforma deve ser adaptativa a celular.

  • Disposição para atendimento

Assim que o cliente procurar, você deve esboçar felicidade, demonstrar cortesia e se colocar à disposição para auxiliá-lo na compra.

  • Conhecimento

Vocês precisam dominar as informações sobre seus produtos ou serviços colocados à venda. Sempre que possível, vocês devem questionar os clientes sobre suas preferências sobre determinado produto ou serviço.

  • Saber ouvir

Você deve ouvir as necessidades e as opiniões dos clientes sobre os produtos ou serviços.

  • Condições de pagamento

As opções de pagamento oferecidas podem cativar o cliente. Este é o momento adequado para informar o cliente sobre as promoções existentes.

  • Despedida

Independente do valor gasto em seu negócio, após o cliente efetuar o pagamento, você deve agradecer a sua compra. Com o bom atendimento há grande chance do cliente lhe indicar para parentes, amigos e conhecidos.

 

Com o cliente apaixonado pelo seu negócio, é impossível não deslanchar! Fique ligadinho no nosso blog para ter sempre dicas valiosas para você e para o seu negócio!