Seja bem - vindo ao novo Blog do ADMEI, aqui nós ajudamos você com a sua educação financeira

Educação Financeira




Dinheiro no caixa do Microempreendedor é questão de organização

14 de Junho de 2017   Por: Rebeca Guerra

Gerar receita é um desafio para todas as empresas, assim como saber usar o dinheiro obtido. Para evitar problemas com endividamento os negócios precisam seguir o lema “primeiro receber, depois pagar”. Caso contrário o dinheiro para realizar pagamentos virá de empréstimos de curto prazo, que são os mais caros.

A melhor maneira de evitar a situação é com organização. Não importa o volume de pagamentos e recebimentos da empresa, a entrada e saída precisam sempre ser organizadas sob este lema. É preciso estar atento, pois o Fluxo de Caixa poderá apresentar saldos negativos, mas o Caixa não necessariamente estará negativo.

Alguns controles podem auxiliar:

  • O das contas a pagar, que deve ser feito por ordem de datas de vencimento;
  • O das contas a receber, também feito por ordem de datas de vencimento;
  • O cruzamento da sequência de recebimentos com a sequência de pagamentos, em cada data.

Se o cruzamento em uma data futura indicar que haverá valor de pagamento superior ao valor de recebimento, providências antecipadas poderão ser tomadas, evitando a necessidade de pegar empréstimos. A situação muitas vezes pode ser resolvida com simples organização de postergar alguns pagamentos ou conseguir a antecipação de recebimentos.

 

Veja como fazer isto usando o Admei:

Inserir venda

Inserir despesa

Acompanhe o dashboard

Veja o seu controle de caixa

 

Viu como é fácil? Se você ainda não tiver o Admei, baixe aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iaware.admei&hl=pt_BR